Que roupa é mais indicada para utilizar no dia do Voo?
Roupas confortáveis como jeans, camisetas, moletom, tênis, boné, não se esqueça do protetor solar.

Como se pilota um balão?
Balões simplesmente flutuam no vento. O piloto controla a altitude do balão para achar um vento que está indo em uma certa direção, mas você não pode voar contra o vento. Um planejamento do vôo assegura que haverá inúmeros locais para pouso na direção que o vento sopra.

Quanto tempo demora para inflar ou desinflar o balão?
Uma boa equipe de terra consegue inflar um balão em 15 minutos. Em situações de campeonato pode se inflar um balão em menos de 15 minutos. Leva-se o mesmo tempo para desinflar o balão e guardá-lo.

Por que os balões não voam durante o dia?
Balões voam logo ao amanhecer, perto do nascer do sol ou no final do dia, antes do pôr-do-sol. Este horário é onde os ventos são os mais calmos, pois o sol não está tão alto.

Por que a angulação do sol é importante?
O Sol é a fonte dos ventos, e aquece a terra desigualmente. Nuvens podem manter uma área mais fria enquanto outra é aquecida. Água e terra aquecem em intensidades diferentes. Ar quente é mais leve que ar frio, por isto sobe, quando o ar quente sobe o ar frio desce para ocupar seu espaço, criando um movimento ascendente. O resultado desta movimentação é o vento. Não é aconselhável voar durante o dia quando diversas bolhas de ar ficam subindo e descendo.

Balões podem voar á noite?
Sim. Podem, porém balonistas não o fazem com freqüência devido a pouca visibilidade e a necessidade de se utilizar equipamentos específicos além de luzes. A maioria dos balonistas são autorizados apenas a voar durante o dia.

Balões decolam e pousam no mesmo local?
Uma equipe de resgate sempre acompanha o balão. Munidos de rádios, esta equipe mantém contato constante com o piloto que os orienta sobre o local de pouso, permitindo que eles cheguem junto ou logo após o pouso final.

Do que é feito o cesto do balão?
O cesto é feito basicamente de Vime trançado por ser leve, flexível e de fácil manutenção. Além de tudo fica bem bonito.

Quais são as diferenças entre o balão a gás e o balão a ar quente?
Um balão a gás é totalmente fechado e cheio de hélio ou hidrogênio. Um balão ar quente sobe e desce com o aquecimento do ar dentro dele. O Breitling Orbiter, que fez a volta ao mundo sem parar em 1999, era uma combinação entre balão a gás e balão a ar quente.

O que acontece se um pássaro bater no balão durante o voo?
Não aconteceria nada. O tecido do envelope é mais resistente do que se imagina. É possível voar de balão com um buraco grande o suficiente para um homem atravessá-lo, isto se o buraco não for no topo do balão.

Os balões foram usados durante a lI Guerra Mundial?
Sim. Balões de hidrogênio foram usados para bombardeios e observações aéreas.

Todos os balões a ar quente são iguais?
Balões a ar quente usam o mesmo sistema de maçarico, cesto e envelope. As diferenças estão na forma e tamanho do envelope, no sistema de desinflagem, na forma e tamanho do cesto e na configuração, design e número de queimadores do maçarico.

Posso fumar perto ou durante o voo?
Não é recomendável que você fume, devido á possibilidade do propano pegar fogo ou até mesmo explodir devido a um vazamento. Porém estes vazamentos são muito raros. O tecido do balão pode ser danificado devido a bituca ou a cinza do cigarro. Em alguns festivais de balonismo é literalmente proibido fumar.

Quanto custa um balão?
Aproximadamente o mesmo que um carro ou um barco. Como carros e barcos o preço pode variar muito. O custo dos equipamentos como rádio, ventilador, ferramentas, pick-up de resgate também devem ser considerados.

Quantos balões a ar quente existem?
Nos Estados Unidos são mais de 3500 balões e mais de 4000 pilotos habilitados. Devem existir mais 1000 balões em outros países. No Brasil são cerca de 70 pilotos e uns 100 balões.

Do que é feito o envelope?
O material mais utilizado é Nylon Rip Stop. Polyester e outros tecidos são eventualmente utilizados. As partes baixas que formam a boca do balão, são feitas de um material a prova de fogo chamado Nomex, similar ao material que pilotos de carro e bombeiros utilizam.

Qual o combustível utilizado no balão a ar quente?
O gás utilizado é o propano, geralmente armazenado em tanques de alumínio ou aço. Dependendo do tamanho do balão se carrega de 80 a a 120 kg de gás.

Quanto dura um balão?
Dependendo de quanto e como se cuida do balão, o envelope pode durar mais de 400 horas de voo.

E se você precisar ir ao banheiro?
Planejar é o principal. Já que o tempo médio de vôo é de 1 hora, planejar antes é recomendável. Não há banheiros a bordo do balão.

Para que servem as cordas no balão?
A corda da coroa no topo do balão é utilizada para estabilizar o balão durante a inflagem. As cordas de cativo são utilizadas para amarrar o balão e deixá-lo exposto e seguro em uma demonstração. A corda de segurança é utilizada em apenas algumas situações onde o piloto se aproxima do pouso e joga a corda para a equipe de resgate, possibilitando que a equipe puxe o balão para um local mais adequado.

Você precisa de um brevê de piloto para pilotar um balão?
Sim. Um certificado de Piloto de Balão é emitido pelo DAC (Departamento de Aviação Civil) São necessárias 18 horas de aula teórica e prática com instrutores para se formar um piloto. Não é necessário ser um piloto de avião para se tornar um piloto de balão, pois são dois tipos de aeronave completamente distintas. Apesar disto muitos pilotos de balão voam outros tipos de aeronaves como aviões e helicópteros.

Com quantos anos você está habilitado a pilotar um balão?
Para se tornar um piloto de balão é necessário ser maior de 18 anos. Existem pilotos na faixa dos 80 anos que continuam a voar.

Os balões podem voar sobre as montanhas?
Sim, entretanto existe alguns problemas em especial. Se você pousar em um local sem estradas e de difícil acesso, será difícil resgatar o balão. Geralmente nos vôos de altitude e próximo às montanhas, os ventos tendem a causar muita turbulência.